quinta-feira, março 01, 2018

[História]: o primeiro estandarte da Loja "Vale do Apodi" foi restaurado e emoldurado


A Loja Maçônica "Vale do Apodi", teve seu primeiro estandarte restaurado e emoldurado.   Este estandarte foi usado pela primeira vez, no ato de inauguração da Loja, em 1980. Logo após vários anos de uso, o mesmo foi aposentado, com a criação do estandarte atual.

A memória é um dos alicerces que dá sentido à vida. Com uma instituição não é diferente. Preservar a memória institucional é manter a instituição viva e uma forma de fortalecer suas bases. Para que essa memória seja preservada, é preciso conservar fotos, documentos, objetos e organizar os registros dos fatos. Os erros e acertos do passado ajudam a entender o presente e a planejar ações futuras.

Entre tantos fatos e visões, práticas e discursos, a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Vale do Apodi, registra e resgata alguns acontecimentos que marcaram a história da Loja. Por trás de cada aspecto levantado, há muitos sujeitos que contribuíram com seu trabalho e ações, motivados pelas demandas do seu tempo e pela situação social, política e econômica de cada época.

Preservar a memória institucional não é só resgatar o passado. Também é compreender as diferenças e reconhecer os limites de cada período. É ter referenciais consistentes para construir o presente e planejar o futuro. É descobrir valores e renovar os vínculos. É refletir sobre a história, não apenas como quem recorda, mas exercitando uma verdadeira práxis, em que a reflexão e a prática andam lado a lado.

O estandarte emoldurado e restaurado se encontra na secretaria da Loja Maçônica, em amostra e relembrando em nossas memórias a história de nossa Augusta Oficina. 

Texto e foto: Ir.'. Apr.'. M.'. Luís Marinho



Nenhum comentário: