sábado, setembro 08, 2012

O que é APJ ?


Ação Paramaçônica Juvenil - APJ
 

O que é? A APJ é uma proposta para despertar, nos jovens, atitudes nobres, através de atividades ligadas ao civismo, música, canto, dança, artes cênicas, pintura, literatura, poesia, integrando-se na formação plena de cidadãos cultos, responsáveis, honrados e ajustados. Isso possibilita a cada um manejar a arte da vida com Sabedoria, Justiça e Amor.

Objetivo? Congregar jovens de ambos os sexos, dos 7 aos 21 anos, com o propósito de se lhes oferecer em alternativa de vida social, paralela à educação convencional, com inspiração nos preceitos maçônicos.

Quem? Cada um de nós, em condição de dar e de agir, pode influenciar beneficamente, colaborando para o melhor êxito do projeto, seja um jovem, que tem disposição e energia, seja um idosos que tem experiência e equilíbrio a oferecer.

Como? Desenvolvendo teorias e práticas esportivas, promovendo torneios e campeonatos; desempenhando atividades que propiciem o conhecimento dos mecanismos do Poder e Normas que regem os destinos de um povo; montando e fazendo o desenrolar completo de uma peça teatral, quanto se dará oportunidade ao jovem para atuar, criar, pesquisar, criticar e ser criticado.

Por quê? Ativa, participativa e Dinâmica, oferecendo princípios sábios, construtivos e dignos, a Maçonaria não permaneceria alheia e indiferente aos problemas sociais que vêm marginalizando a nova geração.
O que queremos para a APJ? Que os jovens sintam justificado orgulho dessa Instituição como Escola de Vida, Fonte de Civismo, Berço da mais sadia Nacionalidade.

Para Quê? Para que se possa desenvolver nos jovens o espírito de unidade e trabalho em equipe, tendência à camaradagem, ao companheirismo, à lealdade nas competições, à coragem ante os desafios, despertando-lhes a consciência da responsabilidade, perante si próprios e o próximo, diante da família, da comunidade, da nação e do mundo. Que adotem atitudes e comportamentos dignos, procurando descobrir o senso do dever e os caminhos em que se cuide de preservar os rumos e os destinos da Nação, exemplificando e testemunhando que o bem geral tem precedência sobre o bem particular, e possam, na idade adulta, tornar-se pessoas úteis, polidas e respeitadas.






DESCRIÇÃO - O Dijé
O Dijé divide-se em três partes:

A primeira parte é um colar contendo o nó de Ísis em cujo campo figura a legenda circular LUMEM PROBITAIS ET VIRTUTIS (ideal de honradez e de virtude) envolvendo a sigla APJ (Ação Paramaçônica Juvenil).

O colar contém diversos triângulos sob fundo dourado encimado pelas cores nacionais, na base dos quais se vê "n" círculos (elos) representando os Apejotistas, com alusão à frase: "Não há corrente mais forte do seu elo mais fraco".

O nó de Ísis além de significar infinitude, contém a idéia que se quer perene representada na APJ; a posição orante do colar significa rogos ao grande Arquiteto do Universo para enviar energias positivas que por ele fluam protegendo o usuário, com reflexo na sociedade brasileira.

O segundo símbolo representa a Grã-Cruz Apejotista, encimando-a o Cruzeiro do Sul. Não existe nenhuma outra cruz com três hastes iguais; esta cruz é propriamente o Dijé, cada haste significa de baixo para cima regeneração, imortalidade e eternidade; a quarta haste é invisível, alegoricamente o próprio usuário, significando que a sua essência com existência sensível e subsistente no "mundo espiritual", vive e se movimenta com sustentação e equilíbrio em Deus, competindo-lhe conscientizar-se da perpetuidade de sua permanência no estado noútico e epifânico.

A terceira parte compõe-se da palavra latina Ductor que é a base de todo o sistema, significando que aquele que possui esta qualidade tem a condição de criar e dirigir a APJ, ou seja, torna-se um eficiente elemento multiplicador.

A palavra Ductor significa: guia, condutor. Estar dentro de uma cártula, que era onde os egípcios escreviam os nomes para a eternidade, significa que ele, nesta condição, é um ser que se espera converter-se em um "deus" imortal, na afirmação dos Versos Áureos de Pitágoras.

Veja mais aqui http://apjarautosdovale.blogspot.com.br

Nenhum comentário: