segunda-feira, agosto 20, 2007

Dia do Maçom


O dia nacional do maçom
Nós nos afeiçoamos, com enorme facilidade, a valores existenciais, elegidos com naturalidade pela comunidade a que pertencemos. Estimamos mais profundamente a ponto de reverência, de consagração e de se cultuar são:-
A pátria ou a terra em que criamos raízes; Os nossos entes sagrados; os líderes; os nossos protetores; os nossos benfeitores; as entidades de todos os tempos; os acontecimentos que marcam; a história; o habitat; as instituições que desenvolvem a nossa auto-estima, a fraternidade; os símbolos; e a força de um povo.
Prestamos homenagens sinceras, mormente em datas especiais, aos entes, ocorrências e objetos de nossa consideração inculcando, em nossa personalidade, o poder de ação, as forças, as vontades e os ânimos que insinuam e inspiram esses objetos positivamente nossos pensamentos.
A preferência pelas datas se dá para esse tipo de consagrações como, por exemplo, às mães, ao soldado, à natureza, a determinados seres veneráveis, aos símbolos de países... Acontecimentos ou fatos imprevistos que tenham coincidido, no dia estabelecido e que deveriam ser ligados ao tema desejado.
Não obstante, isso é quase sempre espargido. O objeto que devemos glorificar extrapola os nossos domínios, os nossos limite de ação, nossas determinações e passa a se propagar e se populariza.

O Dia 20 de Agosto
O dia 20 de Agosto foi escolhido como o dia nacional do Maçom, por um grupo de Irmãos da Grande Loja.
A efeméride se disseminou e foi bem aceita, em princípio, pelos membros das demais potências.
Atualmente, está generalizada, faz parte das principais agendas de apontamentos maçônico e profanos do país inteiro. Passou a ser acontecimento não mais da Sublime Ordem, mas de toda nação brasileira.
O grupo de Irmãos da GL se baseou, no fato do Irm Gonçalves Ledo, 1º Vigilante da ARLS Arte e Comércio jurisdicionada ao Grande Oriente Brasílico, do Rio de Janeiro haver “Proclamado a Independência” do País, com veemência, dentro de sua Loja, o que é verdade, o que posto em votação foi aprovado, pelos presentes, no 20º dia do 6º mês maçônico do Ano da Verdadeira Luz de 5822.
Para esse grupo de IIrm da GL, tal dia está em correlação com a data da homenagem. Consta que foi um erro porque, se tratava, do dia 9 de setembro de 1822. (20 dias depois).
O calendário utilizado para esse registro - um calendário equinocial - adota que o ano inicia em 21 de março - equinócio de outono, no hemisfério Sul - de conformidade com o nosso calendário convencional, gregoriano.
O ano é defasado e contém 4 000 anos além do nosso; Nesse caso houve um erro de 20 dias para menos. (20 de agosto e não 9 de setembro).
Essas afirmações pertencem ao historiador maçônico Irm José Castellani.
O Grande Oriente Brasílico foi desmantelado por D Pedro I, aproximadamente, um mês depois desses acontecimentos, em virtude de desavenças entre seus membros, exatamente sobre o modelo que deveria tomar a emancipação do nosso país.
Os seguidores do Irm Gonçalves Ledo desejavam o total rompimento com o reino de Portugal. Os partidários do Irm José Bonifácio de Andrada e Silva pregavam uma convivência estreita entre os dois países. Não obstante a realeza do Irm Pedro I não era discutida, entre eles que, o aceitavam na frente do governo do Brasil. Tampouco era questionada a Emancipação do País. Incontestavelmente os maçons brasileiros, em atividade, queriam-na, preconizavam-na com todas as forças, porque acreditavam nas suas vantagens e nas suas validades e virtudes para o bem do povo brasileiro.
Como tantas outras emancipações, os acontecimentos do dia 7 de setembro de 1822 não se deram isoladamente. Os movimentos de maçons brasileiros visando à libertação do Brasil devem ser relembrados, conjuntamente, nesse dia 20 de agosto, em que se celebra o Dia Nacional do Maçom. Deles devemos nos ufanar muito. A inconfidência Mineira, a Revolução Pernambucana de 1817, a pugna do dia 2 de julho na Bahia.

Os símbolos
O dia 20 de agosto deve ser acolhido a título de um princípio incontestável da exigência do Maçom brasileiro, pela libertação de seu povo. Essa data deve ser um símbolo importante para todos nós da Maçonaria Brasileira que adota tantas e tantas outras marcas com faculdades evocativas de força, de poder, de beleza, de lembranças e esperanças.
Como podemos nos manter humildes diante de um santo católico que representa o maçom de qualquer ponto do mundo. O São Francisco de Assis – quando implora ao Grande Arquiteto do Universo que faça da gente um instrumento em Suas Mãos. De paz, amor, fé, esperança, caridade, de luz.
Da mesma forma, certo ou errado, devemos saudar e aclamar José Joaquim da Silva Xavier, o nosso Irm Tiradentes, o símbolo da emancipação brasileira portador de atitudes modelares para todos nós:- De ética, de lealdade, de integridade, de responsabilidade, de respeito a leis e a regulamentos. O Irm que lutou pelos direitos de cidadania, que pregou amor ao trabalho, e superação de si mesmo.

Os Maçons Modernos
Devemos evocar, por oportuno, que a Maçonaria Moderna, ou Especulativa, ou Filosófica surgiu no dia 24 de junho de 1717. Constituiu-se em sociedade com o grande objetivo de despertar o poder latente que se acha dentro de cada uma das pessoas. “Procura elevar o homem (a DEUS) Torná-lo consciente da sua divindade. Quebrar suas limitações dirimindo suas dúvidas”.
Surgiu como um Sistema de Moralidade. Por ela, de acordo com o saudoso Ir. Ambrósio Peters “Um Maçom é obrigado, por sua dependência à Ordem, a obedecer à Lei Moral; e se entende corretamente o Ofício, nunca será um estúpido ATEU nem um LIBERTINO irreligioso"...
Surgiu como um Sistema de Beneficência. “O Grande Oriente da França, em 1789 conclamava para com suas Lojas, pelos deveres de Cidadão para com a Pátria e de Maçons para com a Humanidade”. E também:- "Os sentimentos de humanidade devem ser aplicados principalmente contra as pessoas de situação inferior. Todos nós nascemos iguais; a Natureza não coloca nenhuma diferença entre nós. A quem coube por sorte ter servos ou empregados, tem que tratar os mesmos de maneira humana e evitar tornar pior a sua situação, que já é um destino mais pesado, ainda mais duro". Irm Conde de Dráskovic, - Croácia
Pela sua reconhecida tolerância e amor pelo progresso do homem uma vez que baseado em Pitágoras “A Evolução é a lei da vida. O número é a lei do Universo. A unidade é a lei de Deus” os maçons abrigaram em suas lojas estudiosos e pesquisadores sobre figuras enigmáticas, como Thot, Hermes Trismegisto, Zaratrusta, Lao Tse, Confúcio Melquisedec, Apolônio de Tiana, Abraão Salomão, e tantos que são citadas em obras místicas, e históricas, mereceram deles estudos que tornassem mais conhecidos. Figuras de relevância. Proeminentes vultos que deram rumos ao desenvolvimento da humanidade como um todo e no que diz respeito ao lado espiritual.
O autêntico maçom tem consciência de que exerce uma ação da própria natureza. Os seus ensinamentos e suas práticas estão ligados à verdade. E o seu corpo é um templo de Deus: pelo propósito de servir, pela perfeição de seu caráter, por ser, em todos os tempos, um autêntico e abnegado Mestre, pela força da ação de seu amor ao próximo e pela beleza que sempre irradiou.
Por tudo, nesse dia 20 de agosto, em que se celebra o Dia Nacional do Maçom, confessamo-nos agradecidos e felicitamos à Sublime Fraternidade Universal por nos haver inspirado e mostrado a vereda da dignidade que todos devemos tomar como molde de nossas intenções e do nosso porvir.


“Somente os sábios canalizam as suas paixões para Deus e família, e a razão para o debate das idéias”. Ricardo Bergamini - Economista - Curtiba-PR.

Nenhum comentário: